Projeto: Como melhorar o contato e dissipação de calor em notebooks com chipset nVidia.

Prezados Leitores,

Hoje eu lanço o meu Blog a fim de propiciar a vocês um canal aberto de informação e de utilidade pública.

Como primeiro assunto abordado, abaixo descrevo sobre o projeto que elaborei no final do ano passado, sobre uma melhoria na dissipação de calor nos notebooks com chipset nVidia Geforce, fato este amplamente divulgado pela mídia, devido a um bug no encapsulamento do chip e que provoca aquecimento excessivo, prejudicial ao sistema.

Os fatos

Não sei se muitos estão por dentro do noticiário de tecnologia, mas no mês de Julho de 2008, a nVidia divulgou que as suas GPUs fabricadas, especificamente as séries G84 e G86 (Geforce 8400M GS e Geforce 8600M GS), estavam com defeito de fabricação, o que acarretaria aquecimento elevado, artefatos no vídeo, perda de performance e até queima do processador de vídeo (GPU).

Em função disto, alguns fabricantes se comprometeram a vir a público e notificar suas séries de equipamentos defeituosos e os procedimentos para reparo. A Dell em questão, especificamente nos EUA, identificou os modelos de notebooks, lançou versão de BIOS com “melhoria” na funcionalidade do cooler, além de estender o prazo de garantia para mais 1 ano, assim como efetuar o reparo das máquinas com o chip queimado.

 

No Brasil

Enfim, assim como a Dell, outras como a HP e até a Apple já vieram a público e comunicaram suas ações para resolver o problema. Porém, como aqui no Brasil nós temos que comer muito feijão e arroz para chegarmos ao mesmo nível de respeito como os irmãos lá do norte, a Dell Brasil não veio a público e fez algum tipo de pronunciamento ou tomada de ação. A HP não tenho conhecimento do que irão fazer e a Apple, por sua rede de assistência ser global, acredito que esteja cumprindo a determinação lançada pela matriz americana.

A partir deste momento irei me ater a questão da Dell Brasil, uma vez que eu tenho um notebook com o chip defeituoso, ou melhor, relacionado como integrante a série problemática.

Em primeiro lugar venho destacar que a Dell brasileira não se pronunciou oficialmente. Somente fez um comunicado ‘oficiosamente’ pelo seu Forum chamado como ‘Comunidade’, na qual faço parte, devido a mim e a muitos outros usuários termos cobrado um posicionamento da empresa – afinal, equipamento vendido com garantia nacional requer uma resposta da filial brasileira, senão, para que valeria a garantia brasileira? – assim como equiparação dos procedimentos iguais a sua matriz americana.

Infelizmente a Dell brasileira não acrescentou 1 ano a garantia nacional, tão pouco reconheceu de fato o defeito da nVidia, mas informou que se algum equipamento viesse a ter problemas de vídeo (artefatos ou aquecimento excessivo), ela iria tomar providência de efetuar o reparo. Porém como o entendimento de aquecimento excessivo é muito subjetivo para o fabricante, uma vez que para nós usuários já entendemos que para o nosso clima tropical um processador de vídeo trabalhar a 85C ser perigoso mas para eles isto é normal, anulando completamente o objetivo de uma medida preventiva, assim como a produção de artefatos no vídeo ou até a queima da GPU, o que inutilizaria o equipamento, se deve a uma medida corretiva trabalhosa e demorada, a empresa em si continua batendo na tecla que deve usar deste procedimento para tomada de ação.

 

Minhas providências

Como eu não gosto de esperar sentado a situação ocorrer, assim como não estar bem documentado quanto ao compromisso da empresa em efetuar o reparo no equipamento se o problema ocorrer fora do prazo de garantia, eu decidi botar a ‘mão na massa’ e desenvolver um projeto eficiente para dissipação do calor, como medida preventiva e evitar finalmente dores de cabeça no futuro.

 

Desmontei o equipamento

Não satisfeito com a questão do aquecimento, fiquei martelando na cabeça sobre como estava o cooler, dissipador e a GPU assentados. Depois de 2 dias, resolvi desmontar o notebook e dar um jeito nos contatos entre a GPU e dissipador. Armado com minhas ferramentas e devido a minha experiência de desmontar alguns notebooks – cuidado crianças não façam isto em casa sozinho sem a supervisão de um adulto – eu fui desmontando peça por peça, espalhando tudo por casa.

Não vou mostrar todos os passos de desmontagem, mas algumas fotos do que encontrei dentro do equipamento.

 

As fotos

 Aqui o equipamento já está sem o teclado e a tampa dos botões multimídias. Estava me preparando para sacar as antenas e retirar o LCD. Isto mesmo, para ter acesso ao cooler e dissipador da GPU eu tenho que desmontar o notebook inteiro.

 

 

 

Nestas fotos eu já estava me preparando para retirar o gabinete inferior. O LCD e a moldura superior já estavam descansando ao lado.

 

Aqui eu já estava com a placa-mãe fora do gabinete e com ela virada para cim, para ter acesso ao cooler e GPU. Então esta parte é a que fica virada para baixo do notebook.

 

 

Visão do cooler instalado na placa-mãe.

 

 

Pedaço de cobre bem fino, um filete que amassa com facilidade. O cooler ficava junto com o dissipador e em contato com o stick roxo, que por sua vez ficava em contato com este pedaço de cobre – bem fino mesmo – e por baixo dele um elastômero grudado junto com a GPU. Esta é a solução da nVidia e Dell. Mais abaixo vou apresentar as fotos do elastômero.

 

 

O Cooler e o dissipador sem a GPU mas com o stick roxo grudado no dissipador. Ficou nesta posição no momento da retirada do cooler que estava assentado na placa-mãe.

 

 

 

 

 

Aqui está a minha solução já instalada. O Stick roxo e o pedacinho pobre de cobre foi substituído por um pedaço grosso de cobre que preenche o espaço entre a GPU e o dissipador.

 

 

Aqui você vê o pedaço de cobre comprado em UK, com a altura suficiente para preencher o espaço entre a GPU e o dissipador.

 

 

 

Aqui está o elastômero, o pedacinho de cobre e o stick roxo.

 

 

 

 

 

Finalmente o equipamento montado e as temperaturas medidas. Na montagem usei a pasta AS5, que é mais eficiente depois de 100 horas de uso, devido a cura, coisa que ainda não atingiu.

 

Conclusão

As medidas foram efetivamente em uso na internet, pacote office, envio de fotos por bluetooth e rede sem fio, com temperatura ambiente em 30C.

Anteriormente oscilava entre 51C até 67C, sem uso intensivo da GPU, e com uso intenso da GPU chegou a 85C, tenho colega de Brasilia que a temperatura chegou em 105C 😯 .

Devo uma medição final da temperatura com uso intensivo da GPU, mas farei isto nos próximos dias e manterei vocês informados. Veja abaixo

A solução em si está bem eficiente. Estou satisfeito com o trabalho final, já sabendo que não ficarei mais preso a uso em um ambiente com temperatura controlada, ou até com o uso de dissipador e cooler externo. Solução esta que tira a mobilidade do equipamento.

 3dMark06.

As temperaturas foram:

GPU

Máxima: 74C

Mínima: 47C

Valor Atual: 51C

CPU

Core 0 Min. 33C Máx. 63C Valor Atual 36C

Core 1 Min. 35C Máx. 63C Valor Atual 38C

Temperatura Ambiente: 30C sem controle de temperatura ou dissipador externo.

 

Como disse anteriormente, não recomendo o procedimento acima para aquelas pessoas que não estejam familiarizadas com hardware, estática e desmontagem de equipamentos, pois as peças são pequenas e frágeis. Qualquer torção, pressão ou manuseio inapropriado irá danificar a peça e a garantia do fabricante não cobrirá, pois isto configura mal uso. Recomendo que este procedimento, não somente no modelo que documentei, mas também nos que mencionei acima e outros que exijam o tal, sejam feitos exclusivamente por pessoas capacitadas.

20 pensamentos sobre “Projeto: Como melhorar o contato e dissipação de calor em notebooks com chipset nVidia.

  1. Philipesteiff disse:

    Salles eu gostaria MUITO de poder conversar com vc.. eu comprei um Note da HP.. um DV2872BR ele veio com uma Geforce 8400M GS T.T .. i gostaria de algumas opniões suas, e jah n sei uq fazer mais… por favor me add no MSN.

    Editei seu contato para você não ser importunado por spam.

  2. rmsalles disse:

    Philipe,
    Coloque sua dúvida aqui ou então envie e-mail para mim. Veja meu e-mail em contatos.

    Desculpe na demora de responder sua mensagem, mas estou envolvido no projeto de depuração do Windows 7 junto com a MS Brazil e EUA.

    Aguardo seu contato.

  3. Nelson Marques disse:

    Eu tenho um portátil com um problema desses com uma 8400MG. As minhas leituras em Windows7 Professional (legit) rondam os 80ºC em idle e chega a atingir os 110ºC em uso intensivo (jogar WoW por exemplo).

    Eu utilizei uma solução identica. Removi o thermal pad em cima do chip, apliquei uma camada fina de Artic Silver Ceramique (composto termico com base em ceramica), vi pessoal aconselhar o AS5, mas não me quis aventurar com compostos termicos condutores.

    Efectivamente eu obtive valores um pouco mais significativos, tenho a GPU a rodar a 60ºC em idle e ainda nao passou os 80ºC, apos 4 horas de WoW.

    A unica coisa que no seu blog está ligeiramente mal identificada é a avaria. É raro o GPU queimar, muito raro mesmo, até porque o mesmo entra numa primeira fase em downclock e finalmente desliga por completo. O principal problema nao é o GPU queimar, mas sim os danos provocados nas soldas de 90nm que ligam o chip a placa. Baixar a temperatura da GPU através de um sistema de extracção de calor melhorado, vai diminuir brutalmente este tipo de avaria.

    Abraço e bom trabalho.

    • rmsalles disse:

      Olá Marques, agradeço a sua visita ao meu blog. As sua opinião é muito importante até para difundir o assunto e elevar o nível da discussão. De fato, a GPU do equipamento Dell Vostro superaquece quando exigida ao máximo por uma aplicação, seja jogo ou aplicativo pesado, porém existe um vício de fabricação no encapsulamento destas GPUs da nVidia – a nVidia veio a público divulgar isto – , agravado pelo aquecimento que comprometerá a solda junto a placa-mãe. Quando a GPU atinge determinada temperatura acima do determinado como padrão, esta ocorrência acaba danificando as soldas da GPU, impedindo que o sistema volte a funcionar ou até comprometendo o uso em aplicação 3D e 2D (aparece artefatos ou pixeis aleatórios).
      A minha solução proposta tende a agir como medida preventiva, impedindo que a GPU atinja altas temperaturas, comprometendo as soldas do componente.
      A GPU por sua vez não tem o recurso de diminuir a velocidade (downclock) para evitar altas temperaturas, isto para o meu equipamento Dell Vostro 1400, mas a minha solução é a forma mais eficiente para tal, visto que não tive mais problema de altas temperaturas em aplicações. Aqui no Brasil temos vários casos de equipamentos com GPU danificadas pelo problema, usuários reclamam – até estando fora do período de garantia – e a Dell tem trocado a placa-mãe dos mesmos. Ocorre com os Vostro 1400, 1500, 1510 e GPU 8400.
      Espero ter esclarecido suas questões. Um obrigado por sua participação e Boas Festas, Feliz Natal.

  4. Andrea disse:

    OiRmSalles.
    Li alguns comentarios seus num problema do HP TX2-1025dx que nao ligava.
    Como vi que vc eh do Rio, resolvi te procurar para tentar me ajudar a resolver o mesmo problema reportado pelo Carlosvon

    http://forum.clubedohardware.com.br/hp-touchsmart-tx2/694501

    Tudo aconteceu igual comigo.
    No inicio de dezembro passado meu laptop, comprado nos EUA em janeiro de 2009, nao queria ligar.

  5. Andrea disse:

    desculpe… dei enter sem querer e foi metade da mensagem…

    Para minha sorte eu ia para o EUA na proxima semana, em 14/12, ultimo.
    Como ainda estava na garantia, mandei um email para HP EUA relatando o ocorrido e eles me pediram para levar o laptop que eles buscariam na casa de uma amiga minha que mora em Orlando..
    Ate sair daqui o laptop nao funcionou…qdo cheguei la, levei para a casa da minha tal amiga e qdo fui mostrar para ela o que acontecia para ela mostrar pra HP qdo fossem busca, para minha surpresa, ele ligou!!!
    Passei la 40 dias e depois disso, ele nao teve mais problema para ligar…
    Bem, resolvi nao mexer… afinal, em time que esta ganhando nao se mexe, nao eh mesmo?
    Qdo voltei pro Rio, 23/01/2010 (dom), ele voltou a ter o mesmo problema que apresentou no inicio de dezembro..
    Aparecem as luzes no momento de ligar, mas nao starta…
    Achei que fosse a temperatura pois aqui no Rio estava muito quento em Janeiro e me lembrei que no inicio de dezembro tb estava muito quente…
    Resolvi entao liga-lo ar condicionado e coloca-lo perto do ar… em segundos ligou…
    De la para ca sempre que nao ligava de primeira, fiz o mesmo procedimento…
    So que agora, desde esses dias dessa semana( nao lembro exatamente qdo) ele so pisca as luzes e nao esta ligando, mesmo perto do ar condicionado….
    Vc teria como me ajudar? onde posso levar aqui no Rio para consertar?
    Nao tenho essa expertise que vc tem de desmontar e montar tudo de novo..
    Aguardo seu contato.Me procure pelo email aqui registrado que podemos conversar pelo telefone para ser mais facil.
    Grata,
    Andrea

    • rmsalles disse:

      Andrea, desculpe pois hoje não tive tempo para dar sua resposta, mas no domingo irei respondê-la por e-mail, visto que seu caso tem várias nuances e alternativas.
      Um abraço.

      Ricardo Salles

  6. Lulu disse:

    Amei ver sua idéia… valeu mesmo. abraços

  7. Luiz Filho disse:

    Salles, eu gostaria de manter contato com vc, pois comprei um Note da HP um DV2872BR em dezembro de 2008, ele veio com uma Geforce 8400M GS e como o Philipesteiff tbm gostaria de algumas opniões suas e se possível mais algumas melhorias.
    Obs.: a minha placa de vídeo começou a dar problemas, a tela fica rosa ou verde.
    Parabéns por essa matéria e precisamos de pessoas dispostas a ajudar.

    • rmsalles disse:

      Obrigado Luiz Filho, o meu papel aqui é auxiliar e orientar usuários leigos quanto ao problema de aquecimento, principalmente aqui nos trópicos, Brasil, que sobrecarrega o sistema e encurta a vida útil dos componentes. Muitos poderão dizer que um notebook tem vida útil de 3 anos, mas eu admito que isto é uma falácia, pois tenho notebooks com mais de 5 anos de uso e sem problemas, desde que sejam mantidas os respectivos cuidados essenciais, como não deixar o notebook ligado em cima de uma superfície fofa, em colchão, cama, sofá, almofada ou qualquer outro local que impeça a renovação de ar externa e interna nos componentes do equipamento.
      Estou a disposição para contato. Enviarei e-mail para você para conversarmos por um comunicador, assim que ambos estivermos livres.
      Um abraço.
      Ricardo Salles

  8. Ricardo Souza disse:

    Salles,

    Mais outra dúvida: O Stick Roxo e o elastômero, após a conclusão do trabalho ficaram nos seus lugares junto com o cobre mais espesso? O espaço foi preenchido e foi suficente para todos?

    Mais uma vez, obrigado!

    Abraços!
    Ricardo.

    • rmsalles disse:

      Ricardo Souza, desculpe a demora na resposta, estava com alguns imprevistos e projetos. Espero que a resposta que tenha ainda seja útil. Para colocar o pedaço de cobre (copper sheet) é necessário retirar o stick roxo e o elastômero. Coloque o pedaço de cobre entre o espaço da GPU e do dissipador, tendo o cuidado de usar uma pasta térmica em ambos os lados do cobre. Recomendo a que utilizei no tópico, Artic Silver 5 (mas cuidado ao aplicar sem excesso porque esta pasta tem condutividade térmica e pode queimar o componente).

      Links recomendados: Copper Sheet http://migre.me/4avqn
      Fornecedores:
      Metaloffcuts http://migre.me/4avuX
      Chips2481 Laptops: http://migre.me/4avEs -> Este inclusive manda stick roxo, se precisar e pedir, para outros componentes ligados ao dissipador.

  9. Douglas disse:

    Ótimo artigo!!! Parabéns pelos esclarecimentos!!!
    Gostaria de saber aonde eu poderia adquirir e qual seria a melhor espessura e dimensão da placa de cobre a ser usada!!! poderia me ajudar nisso?

  10. Juliano Barcha disse:

    Olá amigo!

    Eu possuo um Dell Vostro igual ao seu modelo 1510 com a placa nvidea geforce 8400gs, e quando começo jogar ou fazer testes na gpu, o teste nao termina e o note e ela começa aumentar a temperatura,bipar,a tela ápresenta uns riscos verdes e alterações na imagem e enfim o note trava!
    O que pode ser,pois muitos notes com essa gpu vieram assim de fabrica da Dell,como tem visto nos tópicos!
    É um defeito de fabricação que a Dell silenciou em fazer um recall a todos que tiveram esse note com essa gpu!
    Esse problema teria solução como no seu caso?
    Aguardo uma sugestão por e-mail!
    Abraços.

    • rmsalles disse:

      Olá Juliano, o meu modelo é o Vostro 1400. Mas os sintomas que você descreve como: “… começa aumentar a temperatura,bipar,a tela apresenta uns riscos verdes e alterações na imagem e enfim o note trava!” em função do problema “… começo jogar ou fazer testes na gpu, o teste nao termina …”.
      Bom, em função do problema e sintomas, eu te digo que o problema ocorre devido ao aquecimento da GPU (Graphic Processor Unit ou Unidade de Processamento Gráfico), que no caso é a placa Geforce nVidia que está aquecimento acima das especificações do fabricante. Este aquecimento de temperatura se deve ao defeito, ou melhor, vício oculto na construção do equipamento, onde a GPU está em contato com o dissipador, mas precisa de um peça e composto químico mais eficiente para a dissipação do calor.
      Como pode ver no meu trabalho, deve-se retirar o stick roxo (elastômero) e substituir por um pedaço de cobre (mais eficiente na dissipação do calor – conforme a nossa física explica) que preencha o espaço vago entre a GPU e o dissipador. A medida tem que ser exata para não sobrar espaço – que tornaria o coeficiente de dissipação pobre – ou a espessura do pedaço de cobre maior que o espaço, o que irá gerar uma pressão maior na GPU (silício), correndo o risco de rachá-lo. Entre a GPU e o pedaço de cobre, e o pedaço de cobre com o dissipador, estas faces deverão estar com pasta térmica aplicadas, para melhorar o contato.
      Enfim, respondendo a sua pergunta final, tem sim solução, que é descrita logo acima.
      Um abraço.

      Ricardo

  11. Humberto disse:

    Ola
    eu tambem tenho um Vostro 1400, e esta aquecendo muito, ultimamente… eu li em varios lugares que se limpar o cooler e o dissipador, melhora esse aquecimento… como eu faco isso?

    • rmsalles disse:

      Humberto, se você não sabe como fazer, recomendo entrar em contato com um profissional que trabalhe com isto, pois para limpar o cooler, dissipador e trocar o elastômero por um pedaço de cobre e ainda substituir a pasta térmica, isto obrigará a desmontar todo o equipamento e retirar a placa-mãe do gabinete do notebook, uma vez que estas partes são acessadas por locais onde não tem janela de acesso (escondidos pelo gabinete). Eu fiz o procedimento aqui e nunca tive problemas. Um abraço. Ricardo

Deixe um comentário

