Windows Seven e as Redes Móveis 3G+

Como alguns usuários de informática e ‘lovers‘ de tecnologia devem saber, a Microsoft USA está desenvolvendo o novo sistema operacional, chamado Windows 7 (leia-se Windows Seven), que vai substituir o atual Windows Vista, cujo sistema para determinados usuários não vingou, mas que eu particularmente não tenho nada contra, pelo contrário.

Em função disto, no início deste ano foi lançada uma versão de avaliação para testes e aberto para todos interessados, assim como os parceiros, integradores e beta-testers da Microsoft, que são responsáveis em depurar e efetuar relatórios para a equipe de desenvolvimento em Redmond, USA.

Por conta do evento e da expectativa do próximo lançamento, eu já liberei uma máquina e migrei para o novo sistema, portando algumas aplicações e testando os respectivos hardwares, a fim de atualizar-me quanto as novidades.

Então hoje venho trazer para os colegas e amigos informações quanto ao sistema Windows 7  e a tecnologia de conexão de redes móveis, mais especificamente a rede 3G da TIM e o seu modem USB Huawei E220.

Infelizmente este modem USB não foi reconhecido automaticamente pelo ‘plug-n-play‘ do sistema operacional, mas não por culpa da Microsoft, mas devido a implementações do hardware do modem. Uma alternativa seria forçar o reconhecimento e instalação do driver pelo gerenciador de hardware, o que fez o sistema reconhecer o modem e pude instalar o programa proprietário da TIM Brasil, que funcionou satisfatoriamente.

Em contrapartida, enviei uma mensagem para a equipe de desenvolvimento da Microsoft USA e aguardei orientação para compatibilizar este modem com o novo sistema operacional.

A resposta

A pouco tempo recebi um retorno da equipe de Redmond solicitando que eu baixasse uma nova firmware disponível aqui  . Por intermédio desta atualização de firmware, os programas e drivers armazenados no modem USB e customizados pela Huawei e TIM – que também é um pendrive – foram substituídos pelo aplicativo Mobile Connect. Infelizmente os parâmetros de APN e autenticação foram apagados e agora deve-se introduzí-los manualmente, devendo o usuário além de saber configurá-lo, ter o conhecimento dos respectivos parâmetros.

Para minimizar o impacto na instalação deste modem e depois ainda ter-se configurá-lo conforme os parâmetros da operadora, eu fiz o download da aplicação da Operadora Vodafone (da Europa), chamado Vodafone Mobile Connect, que é compatível com Windows XP, Vista e  também o Seven (apesar de não informado), além de uma versão para MAC OS.

A instalação do Modem USB e da aplicação padrão Huawei

Não sei se todos sabem mas o modem USB 3G também é um pendrive, mas este pendrive é diferente pois somente tem dados referentes ao programa da operadora e os drivers para uso no sistema operacional.

Com a atualização do firmware eu habilitei o recurso da rede 3G+, porém perdi a aplicação padrão da operadora TIM.

A instalação foi bem intuitiva, seguindo o padrão de botão ‘next, next, next, ok‘. Abaixo segue as telas da aplicação, como discutido anteriormente.

Clique na figura para expandir.
Aplicação Mobile Connect (da Huawei) inicializando o dispositivo modem USB Huawei E220.

Tela principal da Aplicação Huawei Mobile Connect.


Aplicação Mobile Connect

Aqui você poderá observar que a aplicação reclama sobre o perfil não cadastrado. 


Perfil Conta.

Nesta janela o usuário cadastra manualmente o perfil com os parâmetros da operadora, como discagem, rede, APN, etc… questões técnicas que para uma pessoa leiga se torna ‘ingreis’.

O próximo passo será a instalação da aplicação Vodafone, aquela que torna todo o processo mais amigável, como vocês poderão ver logo a seguir.

A Instalação da Aplicação Vodafone Mobile Connect

Clique na figura para expandir.

 Aplicação Vodafone.

Tela de instalação.

Aplicação Vodafone

Tela de seleção da operadora de telefonia. Eu usei a Vodafone UK.

Por intermédio desta aplicação eu não precisei configurar os parâmetros da TIM pois a aplicação lê os dados armazenados no SIM card e compara com o perfil armazenado no programa. Caso ele encontre dados diferentes entre os dois, ele abre uma nova janela para informar o usuário e solicitar confirmação.

Eu simplesmente pedi para usar os dados armazenados da operadora TIM e marquei a caixa para não ser mais avisado.
Aplicação Vodafone.

Nesta janela surge uma opção solicitando confirmação do usuário ou caso ultrapasse um tempo determinado, o aplicativo fecha esta janela permanecendo na tela principal.

Aplicação Vodafone.

O modem 3G não estava conectado a porta USB.

Aplicação Vodafone.

Ao iniciar a aplicação Vodafone, o aplicativo reconhece o modem USB e detecta a rede disponível, se o modem estiver conectado a porta USB.  

A aplicação possui uma opção chamada ‘Available Mobile Connections’, que se encontra no menu ‘View’, que é responsável em fazer uma varredura das redes disponíveis da região, separando por operadora.

Aplicação Vodafone.

Efetuando a conexão junto a rede da operadora TIM.

Aplicação Vodafone.

Conexão estabelecida, agora posso navegar na internet.

Aplicação Vodafone.

Visão resumida da aplicação. Não percebeu? Está ali no cantinho inferior direito.

Enfim, esta é a jornada para manter um modem USB Huawei E220 mais atual, compatível com as redes 3G+ e também amigável com o Windows 7.

Vantagem

– Um fator positivo nesta atualização é que a nova firmware atualiza o modem UMTS para uso em redes 3G+ HSDPA, e que sensivelmente eu notei uma melhora em sua taxa de download.

– A instalação da aplicação e do driver é intuitiva, reconhecida pelo sistema ‘plug-n-play’ do Windows.

– Com a aplicação Vodafone Mobile Connect é possível gerenciar os dados trafegados e manter o controle de consumo por mês, como estava disponível pelo software da operadora TIM.

Desvantagem

– A aplicação Tim Web Móvel e suas respectivas customizações da operadora são perdidas, substituída por uma aplicação genérica, chamada Mobile Connect.

– Os parâmetros APN, discador e autenticação deverão ser configurados manualmente, exigindo além da habilidade do usuário, o conhecimento dos respectivos parâmetros.

– A aplicação genérica da Huawei não possui um relatório individualizado de consumo de dados, assim como estava disponível na aplicação Tim Web Móvel, da operadora brasileira.

– O procedimento de atualização do firmware não permite backup da firmware existente, instalada atualmente no modem USB, assim como não é possível obter-se pela internet o firmware para efetuar-se o downgrade de versão.

Conclusão

Apesar da atualização do firmware estar  disponível no site do fabricante do modem USB 3G, o fabricante Huawei deverá junto com a operadora TIM e as demais operadoras brasileiras desenvolver uma aplicação mais amigável para o usuário brasileiro, ou como minha sugestão, eles adotem uma solução como a operadora européia Vodafone já utiliza, uma aplicação que tem o seu perfil com os respectivos parâmetros, além da redundância de ler e comparar os parâmetros armazenados no SIM card, delegando ao usuário a opção de qual delas usar.

Bom pessoal, estas são as minhas considerações até o momento, mas ainda continuo efetuando alguns testes e qualquer novidade atualizarei por aqui.

Um abraço.

Ricardo Salles

Anúncios

4 pensamentos sobre “Windows Seven e as Redes Móveis 3G+

  1. Valdemir disse:

    Ricardo gostei das dicas mas ha um problema…. o novo drive baixado no site da Huawei ao se instalar diz que nao ha encontra o modem…. mas ele esta conectado…e ate mesmo é reconhecido pelo W7 e instala o software nativo (já eh mobile connect) mas depois, ao pedir a ligacao diz que qu nao ha dispositivo. Se vou no devices& printers do W7 está lá,,,mas nao roda…

    • rmsalles disse:

      Qual a versão de compilação do Windows 7 que você está usando? De fato eu tive dificuldade inicialmente de instalar o driver, mas não por culpa do Windows 7, mas sim porque o fabricante deve disponibilizar um driver compatível para o Windows 7.
      Você já tentou este driver aqui? http://www.huawei.com/mobileweb/en/doc/list.do?type=-1&id=736
      Tenta e me avisa, se não conseguir, eu terei que procurar aqui o e-mail que recebi, onde informa o caminho para download do driver.

      Um abraço.

  2. I’m wondering if i need and use it ?

    • rmsalles disse:

      It depends how your GSM operator 3G is available and the signal quality in your city and country is. Now, the Windows 7 O.S. and the USB modem HSDPA (or HUSPA) is perfect to use with it.
      By the way, at that time, I was using modem Huawei E220 for debugging and testing Windows 7, but today I have another modems available here, as Nokia CS-10 USB, Huawei E870 Express Card and Sierra Wireless miniPci-e. All of them compatible and drivers up-to-date.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s