Após longa hibernação para revigorar saúde e novos projetos.

Boa Tarde Pessoal,

O Retorno

Hoje é um novo amanhecer, depois de um longo inverno para revigorar as forças, saúde e alimentar o cérebro com novas idéias, estava pensando em alguns projetos. No meu condomínio está sendo aplicado soluções que visam segurança patrimonial, dos condôminos e dos próprios funcionários, agora está disponível recursos de gravação de imagens de segurança e estão projetando no futuro a utilização de novos recursos para controle de entrada e saída de moradores, funcionários e visitantes de forma automatizada.

O Projeto aplicado

Segurança que pode atender empresas, condomínios e afins, onde envolve segurança patrimonial, controle de pessoal (entrada e saída), de pedestres e veículos,  e vigilância com gravações. Mas calma ai!!!

Não digo que seja relacionado a colocar homens armados nos condomínios (porteiro é diferente de seguranças) e empresas, mas sim em projetos voltados a TI (Tecnologia de Informação), onde eu digo com propriedade pois já atuo um bom tempo, com experiência, e somando meus conhecimentos com camada de sistema operacional, aplicações, rede Wired (com fio) e Wireless (sem fio) e finalmente, com sistemas de segurança digitais, com câmeras por IP ou cabeadas, sistema DVR – atualmente no meu condomínio utiliza o sistema da Intelbras – e sua integração na rede local com e sem fio, e também na internet, possibilitando monitorar remotamente. Pode ser na esquina, na casa de sua querida sogra, na sua viagem internacional, em qualquer lugar do planeta. Só não pode ainda em Marte porque não tem viagem tripulada até lá. 😉

Bom, com tecnologia já disponível no mercado, além da gravação de imagens e monitoramento, permitindo gravar imagens automaticamente  de 14 dias ou até mais, dependendo somente de configurar e instalar mais discos rígidos (Hard Disk), chegando ao limite de até 8 HD Sata – até o momento, quem sabe a Intelbras lance no futuro um novo DVR com mais capacidade, apesar de que já existe uma aplicação cliente que pode ser instalada em um PC (Personal Computer ou computador pessoal), que possibilita expandir para mais discos rígidos no PC, facilitando e dando mais capacidade para gravação.

Depois, é só fazer a famosa busca de imagem e se precisar gravá-la em disco, num servidor de arquivos, naquele disco portátil ou até em DVD ou Blu-ray. Agora alguém pode perguntar: “E se eu colocar a imagem no Youtube”? – Bem pessoal, tudo vale o bom senso e se respeitar a questão da violação da privacidade. Não se esqueçam que determinadas imagens envolvem tal questão e suas respectivas responsabilidades, até jurídicas.

Voltando ao assunto da tecnologia disponível, hoje também temos recursos para controle de entrada e saída de veículos e pedestres, utilizando ferramentas e softwares que trabalham em sinergia.  Para veículos temos antenas e dispositivos RFID que identificam-no via sistema (Banco de Dados) e apresenta ao porteiro se o automóvel é de morador, quem está dirigindo e até libera automaticamente a abertura do portão. Para pedestres, existem ferramentas de controle por câmeras e/ou biometria facial, que pode ser automatizada via sistema, o mesmo que gerencia veículos, e exibe ao porteiro a identificação da pessoa. Se não for morador…  … não entra sem a liberação do porteiro.

Agora para controle de convidados, além da câmera de monitoramento, tem-se também a utilização de pulseiras de identificação com código que, através de um leitor scanner, identifica o convidado e permite a sua entrada, evitando-se assim a entrada daquele famoso penetra e pessoas desconhecidas no condomínio. A entrega da pulseira ao convidado, o morador poderá fazê-lo em conjunto com o convite ou como próprio convite, anexando uma pequena notificação a pulseira, marcando local, dia e hora do evento.

Outra facilidade para controle de acesso interno as áreas comuns do condomínio, ou de sua empresa, é possível utilizar câmeras específicas que delimitam o tráfego de pessoas estranhas, isto é, visitantes, fornecedores, e até identificam atos que podem gerar distúrbio – como aquela brigazinha de moradores que não sabem lidar com suas diferenças através da comunicação verbal, mas somente por atos físicos, se me entendem… – e, vocês podem perguntar, como se faz o controle? Por uma câmera específica que fica configurada ao servidor e a portaria, onde, ocorrendo um destes eventos, sinaliza no monitor e soa um aviso sonoro para chamar a atenção do porteiro ou segurança.

Eu particularmente conheço as empresas envolvidas com o desenvolvimento destas soluções e seus respectivos produtos, portanto se você estiver interessado para uso em sua empresa ou condomínio, pode contactar-me que aviso a empresa para efetuar a demonstração.

 

Contato

Bom Pessoal, Isto é só o começo dos projetos disponíveis, afinal a tecnologia evolui. Se você tiver interessado, pode entrar em contato comigo pelo Blog, e-mail ou Twitter, que mais uma vez digo, indicarei as empresas fornecedores pela tecnologia.

Um abraço.

Ricardo Salles

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s